Não é novidade que quando o assunto é a saúde cardíaca todos devem dar a devida atenção.
Para alcançar a tão desejada longevidade com qualidade de vida, o principal foco deve ser manter um estilo saudável e realizar o check-up preventivo ao menos uma vez ao ano.
Cuidar do coração e melhorar a saúde requer adoção de hábitos saudáveis.
Acompanhe, a seguir, 10 dicas essenciais nessa ação:
1. Evitar o tabagismo
Parece óbvio, mas o tabagismo é um dos hábitos que mais afetam o coração, afetando o funcionamento das artérias coronárias. Essa dica não vale apenas aos fumantes ativos, mas também aos passivos, aqueles que inalam a fumaça do cigarro alheio.
Uma pessoa impactada pelo tabagismo tem três vezes mais riscos de infarto do que uma que não fuma ou não tem contato com o cigarro.
2. Cuidados com a alimentação
Evitar a ingestão de alimentos industrializados e ricos em gorduras hidrogenadas é o ponto de partida para uma vida mais saudável.
Para quem já apresenta pré-disposição à doenças cardíacas, é necessário seguir orientações nutricionais mais específicas e manter uma dieta personalizada.
Alguns alimentos que são excelentes fontes de manutenção da saúde do coração são: tomates, feijão, castanhas, aveia.
3. Monitorar e tratar a elevação do LdL colesterol
O LDL é o famoso “colesterol ruim”. Ele mede a quantidade de gordura acumulada nas artérias coronárias, que obstruem o fluxo de sangue e prejudicam o coração de muitas formas. Monitorar esse número é muito importante e feito por meio do exame de sangue.
4. Controlar o estresse
Emoções muito fortes provocam a liberação de hormônios que influenciam a frequência dos batimentos cardíacos e, consequentemente, a pressão arterial.
Para evitar o excesso de emoções, a solução mais cabível é trazer para o seu novo estilo de vida ações prazerosas, como ler um bom livro, escutar músicas, meditar, ou encontrar uma atividade lhe agrade.
5. Melhorar o sono
Noites bem dormidas também devem fazer parte do seu estilo de vida. A recomendação é de ter um sono por noite entre 7 e 8 horas.
A quantidade de horas ideal varia pela idade das pessoas. Porém, em geral, quem tem um período menor de sono, a partir de 6 horas, aumenta em 30% o risco de desenvolver doenças cardíacas do que quem tem um sono bom e regulado.
6. Combater o sedentarismo
Quando pensamos em exercícios físicos, logo vem à mente praticar esportes ou ir para academia constantemente.
Mas se você separar apenas 30 ou 40 minutos por dia para se exercitar ou se alongar, além de uma melhora na qualidade de vida, o seu coração vai funcionar melhor, trazendo mais eficiência na circulação sanguínea e ajudando até mesmo no controle do nível de glicose.
7. Moderar o consumo de bebidas alcoólicas
Não é proibido consumir bebidas alcoólicas para ter uma melhor qualidade de vida, mas o exagero traz inúmeros problemas para o seu corpo, incluindo o funcionamento do seu coração, afetando a musculatura cardíaca e causando até mesmo danos irreversíveis.
Portanto a melhor maneira é controlar o consumo.
8. Cuidar de seu peso
É verdade que muitas pessoas mesmo estando a cima do peso, ainda são super saudáveis. Mas é um fato que o coração precisa fazer mais esforço para bombear o sangue em pessoas com sobrepeso. Para solucionar esse problema ingerir bastante água e se alimentar adequadamente, já faz uma grande diferença.
9. Controlar a pressão arterial
Mesmo com todos os oito cuidados já apresentados, é possível que a sua pressão arterial ainda possa ficar acima da média.
Nestes casos, o indicado é manter a vigilância e verificar regularmente a pressão, além de ficar atento aos sintomas que podem ser manifestados quando está alta, como dores de cabeça e tonturas.
10. Consultar um médico de confiança
É preciso ter um cardiologista para te acompanhar. Realizar consultas e exames periódicos são mandatórios, mesmo que nunca tenha apresentado nenhum problema.
O Grupo Sirius conta com mais de 130 especialistas em coração, que cuidam de toda a família, proporcionando uma melhor qualidade de vida e bons hábitos.
Comente aqui