Se você perguntar a qualquer pessoa que tem carro (ou a você mesmo) sobre a qualidade do combustível com a qual ela abastece o carro, a resposta será: a melhor possível. Isso porque carro nenhum se mantém funcionando corretamente com uma fonte de energia de baixa qualidade.
E o mesmo acontece com o seu organismo: a sua alimentação influencia diretamente na atividade do seu corpo – isso inclui o seu coração.
De maneira geral, pensando na manutenção da boa saúde cardíaca, alimentos ricos em gordura trans, sódio, carboidratos com alto índice glicêmico devem ser evitados o máximo possível.
Em contrapartida, seguir uma alimentação natural, com o mínimo de alimentos industrializados ou ultraprocessados é a chave para ter o coração saudável e no seu melhor funcionamento .
Anote essas dicas de alimentação saudável “para o coração bater mais e melhor”:
– Desembale menos e descasque mais: priorize alimentos naturais sempre.
– Frutas, verduras e legumes;
– Consuma carboidratos de baixo índice glicêmico (aveia, quinoa, alimentos integrais, batata doce, entre outros)
– Troque o sal e temperos prontos da preparação dos alimentos por temperos naturais nas versões frescas ou desidratadas;
– Deixe de lado o refrigerante e troque, preferencialmente, por água;
– Invista em sucos naturais sem açúcar.
Uma dica adicional para a saúde do coração: faça sempre os seus exames preventivos anuais!
Hoje em dia sabemos que prevenir é muito melhor do que remediar! Os bons hábitos alimentares durante a vida fazem parte do processo de manter o organismo saudável e, por consequência, evitar doenças cardiovasculares (como hipertensão arterial, infarto, etc). Alimente-se bem e faça seus exames de rotina!
Comente aqui