Não faz muito tempo que pensar em Inteligência Artificial parecia ser apenas uma realidade existente nos filmes de ficção científica. Mas a verdade é que essa tecnologia “invadiu” o mundo real e tem sido aliada em diferentes áreas, uma delas a Medicina.
O termo “Machine Learning” já não é mais tão desconhecido, inclusive a muitos profissionais de saúde. Para quem ainda não teve contato com esse universo, ajudamos: “machine learning” é o nome dado para o desenvolvimento de softwares de aprendizagem que, uma vez carregado por dados, consegue fazer por si só a análise e interpretação do que foi apresentado. Uma combinação de base de dados e algoritmos cria um ambiente de forma que a máquina pode, sozinha, interpretar resultados e apresentar conclusões. Em alguns casos a ajuda humana é necessária, em outras as máquinas já operam com total independência.
Se nos filmes de ficção a humanidade é rendida e escravizada pelas máquinas, em nossa realidade as temos como grandes aliadas, especialmente na Medicina. Na área de diagnósticos, por exemplo, usar a tecnologia Machine Learning permite uma triagem mais rápida – e muitas vezes mais precisa – o que pode facilitar os atendimentos emergenciais. E o impacto não é sentido apenas no andar mais rápido da fila de espera, mas na economia dos hospital e clínicas: o tempo de triagem impacta diretamente no número de pacientes atendidos por hora, por exemplo, o que representa certamente impacto nas finanças desses estabelecimentos.
E não pense que somente a economia se beneficia do Machine Learning afinal, quando falamos em saúde o que importa é, em primeiro lugar, a vida. Com essa mesma tecnologia artificial é possível entender o comportamento de algumas doenças, permitindo avanços importantes com relação à prevenção e combate de alguns diagnósticos.
Por isso, não se assuste se em algum hospital ou consultório médico você for apresentado a alguma tecnologia que trabalhe com Inteligência Artificial. Encare-a como mais uma ferramenta rumo à manutenção da saúde, prevenção de doenças e, mais do que isso, uma aliada ao seu profissional de saúde de confiança, este sim, não será substituído por máquina nenhuma já que, em Medicina – como em outras áreas da saúde – nada poderá substituir o atendimento humanizado.
Comente aqui