Você sabia que o monitoramento contínuo da glicose pode ser considerado como um perigo no controle do diabetes?
Imagine depender desses aparelhos para controlar a doença, mas frequentemente se deparar com problemas técnicos que comprometem sua eficácia. Infelizmente, esse é um desafio enfrentado por muitos adultos com diabetes.
Problemas com dispositivos de monitoramento contínuo de glicose: impactos na rotina de adultos com diabetes
O diabetes é uma condição que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, e a monitorização constante da glicemia é essencial para manter a saúde sob controle.
No entanto, os dispositivos de monitoramento contínuo de glicose podem apresentar desafios únicos para aqueles que vivem com essa condição. Desde problemas técnicos até dificuldades no uso diário, muitos pacientes relatam interrupções em seu tratamento.
De acordo com um recente estudo publicado no Journal of Diabetes Science and Technology, a maioria dos adultos com diabetes relataram interrupções na monitoração contínua de glicose (CGM) devido a problemas técnicos e cuidados médicos.
Sendo um estudo conduzido em uma população diversa, cerca de 85,4% dos entrevistados, relataram o mau funcionamento como a interrupção mais comum. Também tiveram problemas de inserção, que foram evidenciados por 18,7% dos que participavam do estudo. Além disso, uma parcela de 45,8% das pessoas, relatou ter enfrentado complicações com a fixação do sensor por mais de duas vezes, enquanto aproximadamente 15,6% mencionaram ter experienciado mais de quatro ocorrências desses problemas.
Além disso, os pacientes também mencionaram o apoio inadequado da equipe médica como um fator contribuinte para as interrupções na CGM. Isso destaca a importância de educar os profissionais de saúde sobre esses dispositivos e fornecer aos pacientes suporte adequado durante todo o processo.
Portanto, lidar com os desafios dos CGM pode ser um processo difícil e estressante para muitos pacientes tanto por conta de problemas técnicos quanto por dificuldades financeiras. Por outro lado, o uso correto desses dispositivos pode trazer benefícios significativos na gestão da diabetes, como:
- Acesso em tempo real aos níveis de glicose;
- Informações para tomada de medidas preventivas evitando complicações graves.
Por isso, é fundamental buscar apoio médico especializado para superar esses desafios e garantir uma utilização adequada do dispositivo. Além disso, também é necessário conscientizar a comunidade sobre a importância do acesso ao CGM por meio de políticas públicas de saúde mais inclusivas.
Para ter acesso a informações sobre saúde e cardiologia, acompanhe os artigos no portal e as publicações nas redes sociais do Grupo Sirius.
Comente aqui