De partir o coração: conheça 10 celebridades que morreram por problemas cardíacos 

*Por Dr. Jeffer de Morais, Diretor de Cardiologia Clínica do Grupo Sirius 

Algumas doenças que acometem o coração podem ser silenciosas ou apresentar sintomas tão sutis que passam despercebidas. Junte a isso o fato de que a vida corrida muitas vezes faz com que a saúde seja negligenciada e exames preventivos fiquem sempre para depois. A verdade – nua e crua – é que muitas vezes “depois” pode ser tarde demais.  

No mundo inteiro são milhares de pessoas que morrem todos os anos por causas oriundas de doenças do coração. E nessa triste estatística estão alguns dos maiores ídolos de diferentes gerações. Apresento a vocês 10 celebridades que morreram por problemas cardíacos – e que talvez você nem saiba: 

1- Carmen Miranda (1955): 

Nascida em Portugal, mas naturalizada brasileira, Carmen Miranda foi uma das personalidades a divulgar o Brasil mundialmente, tornando-se a primeira sul-americana a ganhar uma estrela na calçada da fama. 

Aos 46 anos, no entanto, um infarto fulminante tirou a vida da estrela. 

2- Mussum (1994): 

Quem cresceu nas décadas de 80 e 90 certamente dedicou parte de seu tempo emmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm assistir Os Trapalhões, humorístico idealizado por Renato Aragão, o famoso Didi. Um dos membros do time era Mussum, um dos personagens mais queridos do quarteto. O ator Antonio Carlos Bernardes Gomes, que deu vida a Mussum, foi vítima de complicações decorrentes de um transplante do coração e faleceu aos 53 anos. 

3- Jogador de futebol, Serginho (2004): 

Paulo Sérgio Oliveira da Silva, mais conhecido como Serginho, atuava como zagueiro no São Caetano quando aos 14 minutos do segundo tempo de uma partida contra o São Paulo, teve um mal súbito decorrente de uma cardiomiopatia hipertrófica. 

4- Bussunda (2006): 

Um dos humoristas mais famosos do Brasil, criador de diversos personagens, foi vítima de um ataque cardíaco aos 43 anos durante a abertura da Copa do Mundo da Alemanha.  

5- Nair Bello (2007): 

Aos 75 anos, uma das veteranas da comédia brasileira perdia a batalha depois de cinco meses internada em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. Vale lembrar que a atriz era fumante de longa data, o que certamente ajudou a agravar seu quadro. 

6- Luiz Lombardi (2009): 

Uma das vozes misteriosas mais amadas do Brasil, Lombardi era o locutor oficial e fiel escudeiro de Silvio Santos. Sem nenhuma comorbidade anterior, Lombardi sofreu um infarto fulminante enquanto dormia, deixando uma legião de fãs de sua voz órfãos do bordão “Oi, Silvio”. 

7-  José Wilker (2014): 

Muito lembrado por Giovanni Imbrotta, seu papel em Senhora do Destino, José Wilker foi um ator celebrado e querido não só por seus colegas, mas pelo grande público. Faleceu enquanto dormia, vítima de um infarto fulminante nos primeiros dias de abril de 2014. 

8- Luciano do Valle (2014): 

No dia 19 de abril de 2014 o Brasil se despedia de um dos locutores esportivos mais conhecidos: Luciano do Valle. O narrador passou mal durante um vôo, a caminho de Uberlândia e foi levado a um hospital, mas não resistiu. A causa da morte foi infarto. 

9- Paulo Henrique Amorim (2019): 

Uma das figuras mais emblemáticas do jornalismo brasileiro (e uma voz inesquecível), Paulo Henrique Amorim faleceu aos 76 anos em sua casa, depois de voltar de um jantar com amigos. O jornalista sofreu um infarto fulminante. 

10- Diego Maradona (2020): 

Um dos maiores jogadores de futebol do mundo, Diego Maradona viveu uma vida de excessos longe dos campos. O uso abusivo de substâncias tóxicas levou o jogador a complicações cardíacas enquanto se recuperava de uma cirurgia cerebral emergencial. Faleceu aos 60 anos. 

Categorias:

Comente aqui

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *