Sirius-07-blog-A ICP em pacientes com câncer é segura_

Cateterismo cardíaco e câncer: relação de segurança nos pacientes

Pesquisadores da  Society for Cardiovascular Angiography and Interventions Scientific Sessions, nos Estados Unidos, descobriram que a intervenção coronária percutânea (ICP) em pacientes que apresentam algum tipo de câncer não é perigosa.

ICP é a sigla para Intervenção Coronária Percutânea, ou como popularmente conhecida – cateterismo e angioplastia (colocação de stent). É responsável por restabelecer o fornecimento de sangue para o coração, que pode até causar insuficiência cardíaca.

O estudo, publicado em maio deste ano, foi realizado com o auxílio da Inteligência Artificial (IA), que ajudou a fornecer dados mais completos e confiáveis sobre a relação entre câncer e ICP.

Os resultados também indicaram que, dos mais de dois milhões de pacientes hospitalizados, 6% tinham diagnóstico de câncer e desses, 6,14% tinham trombocitopenia. Trombocitopenia é o termo técnico para uma doença que afeta as células sanguíneas e atinge as plaquetas humanas, fazendo com que o paciente tenha baixa contagem de plaquetas.

Além de também demonstrar que entre os pacientes com trombocitopenia, aqueles com câncer ativo eram os menos propensos a receber cateterismo cardíaco esquerdo (1,88% vs. 5,41%) e ICP (0,48% vs. 1,35%; P para todos < 0,001) em comparação com os pacientes que não têm câncer. Assim como esse grupo de pacientes pode desenvolver um processo de tratamento ainda mais lento devido a comorbidades.

Após os resultados, a sequência do estudo será projetar soluções para tratamentos para  pacientes com ambas as doenças (cardíaca e câncer ativo), evitando assim, atraso no tratamento de doenças cardíacas e proporcionando a melhor qualidade de tratamento e seguimento deste grupo de pacientes.

Sendo assim, é importante estar atento aos sintomas que você pode apresentar caso venha a desenvolver algum problema cardíaco ou sanguíneo com o passar do tempo.

O check-up regular e combinado com um cardiologista da sua confiança é fundamental para evitar complicações e ter segurança nos tratamentos a serem realizados.

Categorias:

Comente aqui

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *