Grupo Sirius-06-Cardioncologia

Cardioncologista: saiba mais sobre essa especialidade tão fundamental

Muitos pacientes oncológicos quando recebem o diagnóstico de um câncer automaticamente focam o seu pensamento no medo mais aparente no tratamento: a perda de cabelo. No entanto, existem outras preocupações relacionadas não só ao diagnóstico, mas ao processo no tratamento que pedem atenção especial. Entre elas está a saúde cardíaca e é exatamente este o papel do médico cardioncologista. Dr. Jorge Henrique Yoscimoto Koroishi, médico cardiologista do Grupo Sirius, é o nosso especialista convidado para explicar um pouco mais sobre essa área de atuação.

“As reações do organismo à quimioterapia podem incluir o desenvolvimento da hipertensão arterial. É um possível efeito colateral do tratamento e que deve ser acompanhado por uma equipe cardiológica. Aqui entra o meu trabalho como cardioncologista: cuidar do coração do paciente que está passando por um câncer, esteja ele localizado onde estiver”, explica o especialista.

O acompanhamento ao paciente pode começar tão logo o diagnóstico é recebido e o tratamento adequado é prescrito. Isso porque a Cardioncologia é a área responsável não só pelo tratamento de possíveis efeitos ao tratamento, mas também responde pela prevenção deles. “Nem todo paciente oncológico necessariamente vai desenvolver problemas cardíacos e cabe a nós, cardioncologistas, traçar o melhor caminho para prevenir que eles apareçam”, continua Dr. Jorge.

Não é raro, inclusive, que o acompanhamento cardioncológico seja mantido mesmo depois do término do protocolo de tratamento do câncer. Isso acontece porque algumas medicações oferecem risco de acidentes cardiovasculares mesmo após serem finalizadas. É fundamental manter as consultas periódicas, sempre feitas de acordo com o especialista.

“Existe muita vida no câncer. E qualidade de vida também é nosso papel como cardioncologistas. Um coração saudável aumenta a qualidade de vida e longevidade desses pacientes e é por essa qualidade que trabalhamos”, finaliza.

Categorias:

Comente aqui

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *