Aneurisma é a dilatação anormal de uma artéria que pode ser rompida, causando uma grave hemorragia ou que permanece sem estourar durante toda a vida.
Os aneurismas podem aparecer em qualquer artéria do corpo, sendo no cérebro o tipo mais conhecido.
Entretanto, o aneurisma da aorta acomete entre 2 e 4% da população e pode levar a morte súbita. A aorta é considerada a maior artéria com a função de bombear o sangue e o oxigênio do coração para todo o corpo humano.
Este tipo de aneurisma é dividido em duas partes: aorta torácico na região do peito; e aorta abdominal o mais comum, formado logo abaixo no peito.
Dados da American Heart Association indicam que homens em torno dos 60 anos são os mais acometidos pelo aneurisma da aorta.
O diagnóstico é feito por meio de exames de imagens, como a tomografia computadorizada. Uma vez diagnosticado, recomenda-se o tratamento com medicamentos para que não se agrave. Porém, caso esteja em estágio avançado
— aorta entre 50 e 60mm — a cirurgia é indicada.
Para evitá-lo, a recomendação é praticar exercícios físicos diários, manter uma alimentação equilibrada, evitar o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcóolicas.
Agora, conheça os famosos que tiveram o diagnóstico de aneurisma da aorta:
• Belchior, cantor e compositor (2017)
Sentiu-se mal no dia anterior, segundo a sua esposa. No dia seguinte, foi encontrado sem vida no sofá de casa.
Esta é uma doença silenciosa e que pode causar morte instantânea, como aconteceu com Belchior.
• Jorge Fernando, diretor (2019)
O diretor brasileiro faleceu após uma parada cardíaca decorrente da dissecção do aneurisma da aorta.
A dissecção é quando há uma separação da parede da aorta, deixando-a mais frágil e desviando o fluxo do sangue.
• Renato Barros, guitarrista (2020)
O guitarrista da Jovem Guarda foi diagnosticado com a dissecção da aorta e chegou a ser operado. Porém faleceu após complicações pulmonares.
• Richie Faulker, guitarrista (2021)
Durante um show da banda Judas Priest, Faulker foi levado às pressas ao hospital após o rompimento da aorta. Lá, o guitarrista foi atendido e afirmou que não tinha problemas cardíacos, tampouco realizava check-ups periódicos, reforçando a importância do acompanhamento médico.
• Albert Einstein, físico (1955)
Uma hemorragia interna decorrente de um aneurisma da aorta foi a causa da morte do autor da Teoria da Relatividade e o físico mais famoso do mundo: Albert Einstein.
O mente brilhante já havia passado por uma cirurgia em 1949 para tratar outro aneurisma, mas não foi suficiente.
Comente aqui