Grupo-Sirius-08-Desenvolvimento-de-doencas-cardiovasculares-no-jet-lag-social

Jet lag Social: dormir mal pode afetar a saúde do seu coração

Se você gosta de adiantar o sono ou costuma dormir bem pouco, saiba que isso pode prejudicar o seu metabolismo e o bom funcionamento do seu coração.  

Conhecida como Jet lag, a alteração do ritmo biológico humano acontece após mudanças de fuso horário, principalmente em longas viagens de avião, por isso o nome Jet (velocidade rápida das aeronaves) e Lag (atraso). 

Entretanto, um novo conceito vem sendo estudado: o Jet lag social. Este está relacionado a diferenças nos horários de sono das pessoas, geralmente quando elas não apresentam insônia e têm um dia a dia mais agitado, que culmina em poucas horas de descanso ao longo da semana e muitas horas de sono aos fins de semana. 

O departamento de Neurologia da faculdade de Ciências Médicas da Unicamp realizou uma pesquisa a qual indica que a discrepância entre o horário social e biológico está associada com problemas de saúde e doenças cardiovasculares.  

Isto é, não criar uma rotina saudável e dormir corretamente afeta diretamente a saúde física, podendo se transformar em uma patologia do sistema imunológico e,  até mesmo, em infarto.  

Tanto os homens quanto as mulheres são afetados pelo Jet lag social, porém, as mulheres são as que mais acabam dormindo mal e por poucas horas. Essa situação acontece porque muitas delas ainda vivem uma dupla (ou até tripla) jornada trabalhando fora de casa e cuidando dos filhos menores, como mostra uma pesquisa feita pelo IBGE durante a pandemia. 

Além disso, o Jet lag social pode afetar nosso corpo das seguintes maneiras: 

  • Mudanças de Humor: manter o sono irregular durante a semana pode aumentar a ansiedade e, em alguns casos, até depressão. É o que aponta um estudo publicado na revista Molecular Psychiatry, do Reino Unido, com mais de 85 mil pessoas. Os pesquisadores demonstraram que aqueles que não seguiam um horário para dormir ou que acordavam muito cedo, eram mais propensos a ter depressão. 
  • Insônia: A privação crônica do sono tem sido associada a muitas doenças como hipertensão arterial, diabetes e obesidade. Dormir mal ou simplesmente não dormir pode aumentar a fadiga, fazer não comer corretamente e ainda adquirir vícios como telefone, redes sociais e consumo de tabaco. 
  • Problemas no coração: Além de provocar a obesidade, o Jet lag social acelera e desregula a liberação de hormônios como o Cortisol e a Noradrenalina que, quando produzidos em excesso, podem prejudicar o coração. Nesses casos, eles são responsáveis pelas alterações nos ritmos cardíacos e a pressão arterial, deixando a pessoa mais propensa ao infarto e ao AVC. 

É por isso que o Centro de Excelência recomenda que você mantenha seus horários regulares de sono durante a semana e aos fins de semana para prevenir problemas como o Jet lag social.  

Para ter um sono de qualidade, os cardiologistas do Grupo Sirius listaram algumas observações: 

  • Durma oito horas por dia; 
  • Pratique atividades físicas diariamente, no mínimo 15 minutos; 
  • Beba bastante água, no mínimo 2 litros todos os dias; 
  • Para crianças e idosos, o cuidado deve ser redobrado, nada de televisão ou celular uma hora antes de ir para cama e um banho morno também ajuda a dormir melhor; 
  • Tome sol, a produção de vitamina D ajuda a absorver cálcio, que regula o sono; 
  • Cuidado com Viagens! Estar fora de casa e não ter horário para dormir ou dormir muito mal, pode afetar o seu relógio biológico como falamos no início desta reportagem, bem como prejudicar o seu raciocínio mental, já que dormir de forma desregulada compromete as transmissões neurais.  

Também é importante reforçar o agendamento de uma consulta com cardiologista para realizar os exames de rotina e cuidar da saúde do coração.   
 

Categorias:

Comente aqui

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *